Ana Velez
Nasceu em Lisboa, Portugal, em 1982. Vive e trabalha em Lisboa e Madrid, Espanha.
Mestrado em Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, 2011, onde também se licenciou em Artes Plásticas – Pintura, 2007. Em 2002/2003 e 2003/2004 frequenta a Accademia Albertina delle Belle Arte di Torino, Itália, no âmbito do programa Sócrates-Erasmus.
O seu trabalho esteve presente em importantes exposições colectivas, das quais se destacam a BIS 7.ª Bienal de São Tomé e Princípe, São Tomé e Príncipe [2013], a Biennale JCE / Jeune Création Européenne, Portugal, Aústria, Hungria, Eslováquia, Alemanha, Lituânia e França [2011/13], a Mostra Jovens Criadores’10 [área Artes Plásticas], Portugal [2011], entre outras. As suas mais significativas exposições individuais realizaram-se na Bloco103 | Contemporary Art, Lisboa [2014], e na Galeria Fernando Santos, Porto, Portugal [2008].
Foi-lhe atribuída uma Bolsa de Apoio à Internacionalização da Fundação Calouste Gulbenkian, Portugal [2013], e outra da Collezione Peggy Guggenheim [Solomon R. Guggenheim, New York], Veneza, Itália [2007].
A sua actividade tem sido marcada por exposições individuais e colectivas no âmbito institucional, mas também por projectos colectivos de arte urbana. É co-fundadora e membro activo de Vazarte, colectivo multidisciplinar dedicado a criar projectos reflexivos, espaços de arte e criações de arte urbana. No seu trabalho plástico estabeleceu o desenho como ferramenta direccional, indagando sobre as suas múltiplas possibilidades de deslocação material, o que a levou a desenvolver também o seu trabalho no espaço público. Neste realizou uma série de intervenções pictóricas sobre edifícios deteriorados ou já desaparecidos.
Aborda temáticas que giram em torno do conceito de identidade, baseando-se em três conceitos, o lugar, a memória e o corpo, e ressaltando o lugar como contentor da memória e identitário.
O seu trabalho figura em várias colecções institucionais e privadas, nacionais e internacionais.
Desde 2012 que o seu trabalho é representado pela Miguel Justino | Contemporary Art [anteriormente com o nome de Bloco103 | Contemporary Art].